Polierg - Garantia e Confiabilidade há mais de 37 anos

Polierg

Produtos



Polierg Industria e Comercio Ltda
Rua Auriverde, 1455 – São Paulo
CNPJ:45.010.717/0001-52

Tel.: +55 (11) 2219-7700

  • Home >
  • Case de Sucesso

Case de sucesso

Adutora em PEAD – Diâmetro externo de 710 mm

Tubo em Poliamida PA –U 12 – Gás.

Polierg atende dois importantes projetos

A Polierg, fabricante de tubos e conexões, participa atualmente de dois importantes projetos no País. Um é de uma adutora de PEAD (polietileno de alta densidade) em uma planta de minério de ferro. O outro projeto é a implantação de uma tubulação em poliamida para rede de gás no Nordeste.

A adutora está sendo implementada na planta de minério de ferro da Anglo American, em Conceição do Mato Dentro (MG). A Polierg forneceu 1.800 m de tubulação em PEAD, que integra o sistema de captação de água recuperada da barragem de rejeitos do complexo.

O sistema de captação de água recuperada atualmente em operação na barragem de rejeitos é composto por dois subsistemas. Um dos subsistemas é de captação por balsa, com seis bombas centrífugas horizontais e verticais.

Assim, na maior parte desse sistema de captação de água recuperada está sendo adotada tubulações em PEAD (polietileno em alta densidade), fornecidas pela Polierg.

Cada seção da tubulação mede 12 m. O produto fornecido à mineradora possui diâmetro externo de 710 mm e espessura de 64,5 mm, pertencente à classe PN16 - ou seja, 16 bar.

O material foi especificado ainda em função da maior facilidade na flutuação (devido à sua densidade), conectando a saída do header de captação até o acesso. A solução na utilização da tubulação em PEAD da Polierg foi empregada também no projeto devido à alta resistência de à abrasão, e excelentes características hidráulicas.

Gás

O outro projeto envolvendo fornecimento da Polierg, em parceria com a empresa alemã Evonik, é para a Companhia de Gás do Ceará (Cegás). Trata-se de tubulação em poliamida PA12 Diametro externo 160 mm, em projeto pioneiro da Cia de Gás do Ceara – CEGÁS, a ser instalada em um trecho de 24 km, ligando uma planta de biogás em aterro localizado em Caucaia, a um ponto de transformação de gás metano em gás natural, em Fortaleza. Trata-se de um dos maiores projetos em tubos de Poliamida do mundo.

A iniciativa foi viabilizada com tubos em poliamida devido ao custo, mais economico do que se fosse adotada com aço, como ainda é comumente usado neste segmento. Os tubos produzidos em poliamida possuem vantagem adicional sobre os tubos de aço, pois em suas instalações não é necessário a utilização de proteção catódica, operação que é custosa para a Cia de gás e requer manutenção constante.

O tubo de poliamida é fornecido para Cegás em seção de 12 m e diâmetro externo de 160 mm, com capacidade de 16,6 bar.

Copyright © 2018 Polierg - Todos os direitos reservados